"Salas Virtuais já estão com atividades, confira ! ".

Nosso Patrono

Albano Kanzler

Filho de Lourenço Kanzler e de Alvina Sohn Kanzler, Albano Kanzler nasceu no dia 14 de Maio de 1913, na localidade de Rio da Luz,Distrito de Jaraguá, município de Joinville, Santa Catarina. Frequentou a escola pública de Jaraguá. Fechada a referida escola continuou seus estudos na escola particular Jaraguá.

Aos 13 anos começou a trabalhar em serviço de construção como aprendiz de pedreiro ao lado de seu pai que era construtor.

Aos 17 anos começou a estudar arquitetura com professores particulares, já em 1935 prestou serviço militar no 13º Batalhão de Caçadores de Joinville.Em 1934 conseguiu realizar um grande sonho, construir uma escola. Foi convidado pelo engenheiro francês Dr. Favero para construir o Grupo Escolar Abdon Batista em Jaraguá do Sul, projetou e construiu ainda 11 escolas e algumas salas de aula em grupos já existentes.

Dentre as obras religiosas podemos citar a projeção e construção de: 06 templos e 08 capelas, ficando ainda em seu encargo a construção da torre da Matriz São Sebastião desta cidade.
Entre as construções pode-se destacar 2 hospitais, 3 correios, o mercado municipal de Jaraguá e a reforma do correio e telégrafo Regional de Florianópolis.

Entre outros serviços prestados à comunidade Jaraguaense podemos destacar o de Presidente da Associação Rural durante 10 anos, trazendo para Jaraguá do Sul a instalação dos escritórios da ACARESC com seus extencionistas.

Em 1958 foi agraciado com diploma e medalha pelo então Ministro da Agricultura, Sr. João Cleophas, pelos serviços prestados em favor do reflorestamento.

Em 1963, sentindo o aumento demográfico do Bairro Nova Brasília e a necessidade de Educação deste povo,incentivou campanha para a construção de uma escola. Recebeu o apoio do então Prefeito Municipal Sr. Roland Harold Dornbusch. De posse de um terreno doado pelo Sr. Gustavo Hagedorn e de uma verba deCr$ 6.000,00 conseguida por intermédio do Deputado Federal Lauro Carneiro de Loyola, a obra foi iniciada, porém, para término da mesma foram feitos mutirões com os moradores do bairro em finais de semana e muitas vezes o Sr. Albano Kanzler teve de apelar para seus próprios meios financeiros. Mas segundo palavras dele: "Consegui aquilo que eu queria, uma escola no meu bairro".

Os problemas não pararam por aí, e o mobiliário da escola? Novamente o Sr. Albano Kanzler teve de colocar mãos a obra e nas horas de lazer consertou mobiliário já fora de uso e assim a escola começou a funcionar.

Foi numa reunião de APM, na qual estavam presentes o Sr. Roland Dornbusch, Prefeito Municipal, pais de alunos e professores da escola que, por determinação da autoridade máxima e pronta aclamação dos presentes, a escola passou a denominar-se: "Escola Mista Municipal ALBANO KANZLER". a escolinha cresceu tornando-se um grupo com 10 salas de aula, salão nobre, secretaria, refeitório, cozinha e sanitários. 

O patrono do grupo tem mais uma ambição e afirma: - "Logo que meu precário estado de saúde melhorar, farei novo projeto para ampliação de mais 3 salas de aula, gabinete para direção e pátio interno. Agora me sinto cansado, também pudera, são 48 anos de trabalho sem saber o que é um dia de férias."Após este feito, o senhor Albano Kanzler fez parte integrante da história em homenagens Cívicas, entrevistas e até em seu aniversário natalício,por um tempo sendo esquecido por muitos.

 Albano Kanzler faleceu aos 13 de Junho de 1991, com 78 anos de idade, totalmente cego e desprezado pela sociedade. Porém nossa escola não o esqueceu, a Auxiliar de Biblioteca Edileusa Müller fez uma bela poesia para nosso Patrono.

 

O Patrono

(Edileusa Müller)




 

Nasceu em 14 de maio

Um homem chamado Albano

No distrito de Jaraguá

1913 era o ano.

 

De pai Lourenço e mãe Alvina

O pequeno Albano herdou

O sobrenome Kanzler

Que com ele carregou.

 

Aos 13 anos de idade

Começou a trabalhar

Como aprendiz de pedreiro

Ao lado do pai foi ficar.

 

Estudou arquitetura,

Prestou serviço militar

Continuou estudando,

Para um sonho realizar.

 

Construiu uma escola,

Igrejas, templos, hospitais.

E escolas, minha gente,

Ele projetou muitas mais.

 

E a nossa comunidade

Hoje pode agradecer

A construção desta escola

Pode assim acontecer.

 

Sr. Albano fez campanha

Sr. Gustavo doou o terreno

E um mutirão de moradores

Se fizeram de obreiros.

 

Faleceu em 91

Este homem iluminado

Que por suas grandes obras

Hoje é homenageado.